POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TRÂNSITO

RELAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COM O TRÂNSITO

Lavras, 13 de abril de 2016.

 


Minha contribuição no Curso de Engenharia de Tráfego na disciplina "Políticas Públicas para o Trânsito"


O que são políticas públicas e qual sua relação com o trânsito?

Políticas públicas são programas ou planos de ação governamental criados para reduzir ou eliminar um problema público.

As políticas públicas se relacionam com o trânsito em todos os aspectos, como: engenharia de tráfego, educação para o trânsito, fiscalização, prevenção de acidentes, cidades sustentáveis e mobilidade urbana. Cada um desses aspectos é tratado por meio de programas que o poder público propõe para adequação a uma determinada situação, como também reduzindo ou eliminado determinados problemas ao trânsito relacionados.

Políticas públicas realizadas no Brasil


É notório que no Brasil, nos últimos anos, a questão do trânsito tem despertado atenção das autoridades públicas e das sociedade civil. Dentre tantos fatores relevantes destacam-se: as políticas públicas relacionadas à segurança viária, a educação para o trânsito, atenção ao meio ambiente por meio das cidades sustentáveis e o plano de mobilidade urbana para os municípios.

Verifica-se que no Brasil, os programas voltados para a gerência do trânsito ainda não têm alcançado todos os municípios brasileiros. Prova disso se ao fato de que muitos municípios ainda não municipalizaram o seu trânsito. Pois sabe-se que o município é a sede onde reside o cidadão brasileiro e que cada município tem a sua realidade, que deve ser tratada localmente.

Programas de prevenção de acidentes ainda precisam de um envolvimento maior entre poder público e sociedade, para que alternativas sejam criadas e legitimadas. Com a participação da sociedade é possível saber o que ela deseja que seja feito para a melhoria do trânsito e conhecer os reais problemas que prejudicam a mobilidade urbana. Ou seja, deve-se melhorar a participação popular nas tomadas de decisões do poder público.

Com relação a educação para o trânsito, está primeiramente deve ser contínua e não somente em épocas predeterminadas do ano, como em férias escolares, feriados nacionais e demais eventos. Sabe-se que a educação para o trânsito não atinge todas as faixas etárias no sistema educacional brasileiro, apesar de o Código de Trânsito Brasileiro determinar que essa educação deve abranger todo o sistema educacional, ou seja, da pré-escola até a universidade. Se a educação para o trânsito atingir somente a pré-escola, os frutos desse trabalho serão colhidos somente quando estas crianças se tornarem adultos. Ainda corre o risco de que ao saírem da pré-escola, não terem mais o contato com o assunto de trânsito, essa educação para o trânsito cair no esquecimento. Ao passo que se a educação para o trânsito atingir ao jovem brasileiro também, os frutos já poderão ser colhidos agora, pois sabe-se que o maior número de acidentes ocorre entre os jovens.

O Brasil já deu um passo importante no que diz respeito ao trânsito, mas ainda há muito o que se fazer. Ainda falta um envolvimento maior entre sociedade e poder público, pois com esse envolvimento será possível o pleno desenvolvimento das políticas públicas para o trânsito brasileiro. Assim o trânsito brasileiro será um local seguro, limpo e sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para comentários:

1- Comentários não relacionados com a postagem serão excluídos.
2- Os comentários ilegais, obscenos, ofensivos , escritos com todas as letras maiúsculas, contendo gírias ou publicidade serão excluídos.